ENSINO MÉDIO

Um colégio com princípios e valores Cristãos

Nossa História

O Colégio Cognos Educacional foi fundado com o objetivo de oferecer aos alunos do berçário ao ensino médio, educação de qualidade em ambiente seguro e sadio.

Estudo do meio – O conhecimento é construído também em situações fora da sala de aula, favorecendo a vivência do saber.
Roda de leitura – Estratégia de formação do leitor implantada em todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As rodas desenvolvem habilidades leitoras de textos literários, informativos e de outras linguagens.
Projetos – Nosso trabalho com projetos centra-se na interação entre conhecimentos e habilidades, ultrapassando os limites dos componentes curriculares e das diferentes áreas.
Trabalhos em grupo – Reconhecendo que o conhecimento é também uma construção social, o Colégio Cognos valoriza o trabalho em grupo, desenvolvendo estratégias próprias para sua aplicação.
Informática, mídia e tecnologia – Ambiente Virtual de Aprendizagem, revista impressa e online, nas quais os estudantes publicam trabalhos produzidos em sala de aula e experimentos realizados em laboratórios diversos.
Formação continuada dos educadores – Processo realizado por meio de encontros regulares de estudos, orientações e outras atividades de formação continuada.
Componentes curriculares inovadores – Linguagens Jornalística e Publicitária, Literária e Cinematográfica, Mídia e Tecnologia e Arte. Esses componentes promovem a integração entre as tradicionais e as novas linguagens, favorecendo ao estudante a incorporação da linguagem midiática e desenvolvendo habilidades que permitam explorar a riqueza de temas que os veículos de comunicação abordam todos os dias. Além disso, possibilitam ao estudante fazer interagir conhecimentos artísticos, sociais, textuais, linguísticos, gramaticais e literários no desenvolvimento das habilidades próprias da leitura e da escrita, assim como também da oralidade.
Na mesma direção, a área de Ciências da Natureza desenvolve projetos conduzidos a partir de processos de investigação que ocorrem tanto em aulas de laboratório como pelo uso de aplicativos das novas tecnologias educacionais. Os temas abordam, além dos conhecimentos científicos convencionais, sua análise crítica a partir dos recursos da história e filosofia da ciência, bem como o diálogo com os saberes de outras culturas.

Os estudantes participam de projetos de aprimoramento como “Ciência na Mídia”, nos quais têm a oportunidade de identificar e julgar o modo de participação da ciência e tecnologia em situações variadas. Outro destaque é a participação em Olimpíadas Interescolares.

Na área de Matemática, as sequências didáticas são planejadas de modo a possibilitar a aplicação do que foi aprendido em diferentes situações, utilizando-os na interpretação da ciência, nas atividades tecnológicas e cotidianas. Recursos diversos são empregados, dentre eles, jogos, materiais manipulativos e recursos tecnológicos, tendo como objetivos a ampliação das capacidades de raciocínio, resolução de problemas e comunicação em Matemática. Os estudantes também participam de olimpíadas interescolares.

Desse modo, aliados à experiência de educação presbiteriana, garantimos ao estudante uma formação integral de excelência que o habilita a enfrentar os desafios futuros em sua vida acadêmica, profissional e pessoal.

No Colégio Cognos, formamos pessoas capazes de transformar o meio em que vivem, preparando-as para enfrentar os desafios do futuro no meio social, profissional e pessoal.

Entre em Contato

Para informações, dúvidas, sugestões ou promover uma visita em nosso colégio, entre em contato conosco

Dados de Contato Colégio e Cognos Baby
  • 11 4158 4258;